Azul de Metileno no combate ao câncer
Data de Publicação: 14 de fevereiro de 2025

O Azul de Metileno (AM) é um corante com variadas aplicações na medicina, farmacologia, microbiologia e indústria em geral. Suas propriedades de agente redutor e capacidade de corar células, o tornam uma solução indispensável para diversos procedimentos laboratoriais e clínicos.
Por ser uma solução com múltiplas aplicações, o Azul de Metileno tem ganhado destaque também no campo da oncologia. Um estudo realizado por Amaral et al., apresentou resultados animadores ao utilizar nanoemulsões combinadas com terapia fotodinâmica (TFD) no combate a cânceres agressivos, como o carcinoma epidermoide oral (OSCC) e as células canceríginas HeLa.
A terapia fotodinâmica é uma abordagem menos invasiva que, quando associada à nanotecnologia, potencializa o efeito do Azul de Metileno. Já, as nanoemulsões proporcionam biocompatibilidade e liberação controlada do medicamento. Os resultados mostraram uma redução de 30% na viabilidade celular em OSCC e 40% nas células HeLa, sem citotoxicidade nas concentrações testadas. Além disso, essa combinação contribui para a diminuição da viabilidade das células cancerígenas quando ativadas pela radiação.
Estudos como esse podem transformar os tratamentos oncológicos e trazem esperança para pacientes e profissionais da medicina.
Fonte: Dr. José A. Nasser