UCS forma primeira turma de Viticultura e Enologia
Data de Publicação: 7 de maio de 2025
Crédito das Fotos: Fabiana Bertolo – Foto Itália

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) formou, no dia 29 de março, a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia em Flores da Cunha. A cerimônia foi realizada no Centro Empresarial do município.
Lançado em 2023, o curso tem como objetivo formar profissionais aptos a empreender, planejar, operar e gerenciar diferentes segmentos da área vitivinícola e da enologia, considerando os produtos da viticultura como expressão cultural da região. A criação da graduação foi impulsionada pelo diálogo entre a UCS e o Centro Empresarial de Flores da Cunha, com foco em atender às vocações locais e fomentar o desenvolvimento regional.
Dos 13 formandos, dois foram laureados: Ariel Guareze e Rodrigo Gelain. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes do setor e professores homenageados.
O curso segue com sua segunda turma em andamento, composta por 21 alunos, e mantém como diferencial a forte ênfase prática, com visitas técnicas, imersões em vinícolas e módulos internacionais.
Fonte: Leouve